HISTÓRICO

 

 

Histórico da Banda Musical Dr. Tancredo de Almeida Neves

 

    No ano de 1977 a “Fanfarra Marechal Rondon” passa a ser propriedade da Prefeitura Municipal da Cassilândia e a partir daí denomina-se “Banda Municipal de Cassilândia”.

    Mas, em setembro de 1985 a Banda tem seu nome substituído de “Banda Municipal de Cassilândia” para “Banda Marcial – Dr. Tancredo de Almeida Neves”.

    Em 1995, a Banda Marcial conquista o 1º lugar no 5º Campeonato de Bandas e Fanfarras de Dourados – MS e se consagrou como uma das melhores bandas marciais da região noroeste do Estado. Sob o comando do maestro Elias Chagas, a banda, fez inúmeras apresentações em nossa cidade e também em outros municípios, levando o nome de Cassilândia e demonstrando a seriedade e a qualidade de um bom trabalho com a música instrumental para diversas pessoas.

    No desfile do aniversario da cidade do ano de 1999, a banda, estréia seu novo uniforme, conseguido pelo empenho do maestro Elias e da Prefeitura Municipal. O novo uniforme mudou a cara da banda e fez muito sucesso na cidade e região.

    A formação da banda marcial era de mais ou menos 45 (quarenta e cinco integrantes) divididos em linha de frente, corpo musical e percussão. Mas diante de inúmeras dificuldades com a falta de instrumentos e instrumentos sucateados, a banda, passa a não se apresentar mais em outros municípios e mal consegue se apresentar no desfile de aniversario de nossa cidade, que é tradicional.

    Até quando em 2000, através do Projeto da FUNARTE (Fundação Nacional das Artes) do governo federal juntamente com o empenho da Prefeitura de Cassilândia na época, conseguiram um kit de instrumentos musicais para a banda. Esse kit era composto por 18 instrumentos sendo eles: 3 trompetes, 3 trombones, 1 bombardino, 1 bombardão, 3 sax horns, 5 clarinetas, 1 sax alto e 1 sax tenor. Esses novos instrumentos renovaram a alto-estima dos músicos e colocaram a banda novamente no auge de apresentações, chegando até a mudar sua categoria, passando de banda marcial para banda musical, e a partir daí denomina-se “Banda Musical Dr. Tancredo de Almeida Neves”.

    Com a mudança do maestro Elias, o Sr. Eliezer Geraldi torna-se maestro da banda musical em 2003, e da seqüência ao trabalho, implementando diversas musicas populares. Nessa época a banda conseguiu a reforma de alguns instrumentos que estavam sucateados, e deu novas oportunidades para novas pessoas a aprenderem a música.

    Em 2004 a banda recebe um novo uniforme totalmente diferente, agora com novas cores, novo estilo. Também foi confeccionado um novo estandarte onde coloca o nome da banda: “Banda Musical Dr. Tancredo de Almeida Neves – Cassilândia/MS”. Como é de praxe essas novidades conseguidas através da Prefeitura Municipal foram estreiadas no desfile de aniversario da cidade deste mesmo ano.

    Em 2005, a banda recebe o seu novo maestro o Sr. Marcio Batista de Souza, ex-maestro da banda da Guarda Mirim de Cassilândia, que assumiu a direção da banda musical, com muita competência e otimismo, projetando uma mudança no estilo musical e estético da banda.

    A nova ordem foi intensificar no ensino da teoria da musica e também na prática, fazendo músicos de qualidade. Foram dadas novas oportunidades para que novas pessoas aprenderem um pouco da música. Foram feitas visitas e comunicados com as escolas de nossa cidade, chamando todos os jovens e crianças que tinham o interesse de aprender um instrumento musical, dando assim mais acessibilidade da musica aos jovens.

    Foi adotado um plano de trabalho, onde os alunos passaram a aprender primeiramente a teoria musical, logo após um método de divisão da música para posteriormente o aluno chegar ao instrumento e claro a tocar as músicas juntamente com a banda em si. Isso melhorou e muito quanto à qualidade e o profissionalismo aos quais os músicos aprenderam sobre a música.

    Com isso, neste mesmo ano, a banda conseguiu fazer várias apresentações e abrilhantar vários eventos com suas participações, em festas, festivais, em escolas de nossa cidade.

    Inúmeras apresentações foram feitas, novas músicas foram trabalhadas e hoje a banda constitui-se de 55 integrantes, desde linha de frente, corpo musical, percussão e iniciantes. Seu estilo acompanha as novidades das músicas populares.